Bom, é uma coisa meio esquisita.
Quando estou atacando um monstro e subo pra um terreno inalcançavel por ele depois de alguns segundos o hp dele sobe para o máximo e ele volta "pra rotina", não consigo mais baixar o hp dele e fim, não tenho como matar o bicho de um local simplesmente pq ele não consegue me atingir, não faz muito sentido esse tipo de coisa pra mim, ou ele continua tentando me atacar e morre ou ele foge pra um local fora do meu alcance e mantém o hp baixo.
É complicado fazer classe de longa distância e ser obrigado a ir pro corpo a corpo.
então amigo, sou arqueiro lvl 60 e jogo desde o closed beta, e o que posso te dizer é que isso foi um jeito que eles encontraram justamente pra evitar que vc pudesse matar mobs sem que eles tivessem a chance de retribuir, o que seria de certo modo um aproveitamento de bug. Mas nem de longe é impossivel jogar de classe ranged, muito pelo contrario, eu faço minhas missões solo em qualquer mapa, incluindo os de lvl mais alto no jogo (montanha arruinada e águas fétidas) sem problema algum, acho até mais facil do que melee já que raramente perco hp, vc só precisa ter um bom gerenciamento de estamina para conseguir sempre desviar dos ataques dos mobs e manter uma distancia segura. E lembrando, ranged joga de armadura leve ;) bom jogo!